O Novo Marketing de uma forma clara e descomplicada

Muita gente acha que o melhor caminho para alcançar o seu público é através do Facebook, Instagram e outras redes sociais e acabam desconsiderando o fato de que estão investindo num terreno alugado.

Como assim investir num terreno alugado?

Quando você decide investir tudo apenas em redes sociais, você acaba usando uma plataforma da qual você não é dono e, além disso, deve obedecer as regras e regulamentos de quem as criou. Diariamente recebemos notificações sobre mudanças nas políticas de uso do Facebook e Instagram além de cada vez mais limitarem o alcance das publicações para que você se sinta instigado a investir financeiramente a fim de alcançar as pessoas que já são seus seguidores e que poderiam ter acesso a todo o seu conteúdo sem precisar investir 1 real. E maior problema é que não podemos reclamar porque o terreno é deles!

Por isso eu volto a dizer: construa a sua casa em seu próprio terreno, e não em um terreno alugado.

Ok, então o que isso quer dizer?

Em outras palavras: construa o seu negócio virtual em uma base própria, onde você possa definir suas regras, no caso, um bom site ou um blog. Você deve utilizar as redes sociais sim, e muito, mas como fonte de atração de pessoas para o seu negócio e não como base para elas. 

Estudos mostram que estratégias com blogs são em média 62% mais baratas e geram o triplo de resultado e muito mais autonomia e eficácia para quem quer empreender.

O mundo digital mudou muito e estamos vivendo a era do “novo marketing” onde essas estratégias citadas são chamadas de “Inbound marketing”. O conceito do novo marketing consiste em atrair as pessoas ao invés de empurrar produtos e serviços para elas como se acostumava fazer. Ao invés de caçar clientes, o novo marketing consiste em conquistar a confiança deles através da criatividade, talento e esforço. 

Na prática, o velho marketing tenta se basear na criação e investimento de anúncios patrocinados, tanto no Google quantos nas publicações, e o novo marketing apresenta um leque vasto de ferramentas gratuitas como infográficos, fóruns, notícias, mídias, e-mails, e-books, vídeos, podcasts, entre outros e, claro, o blog onde você pode postar todos esses conteúdos.

Podemos dizer que o novo marketing se baseia em 4 pilares: 

1 - E-mail: uma das formas mais eficientes de venda online;

2 - SEO: estratégias que visam um aumento de acessos orgânicos ao seu site;

3 - Mídias sociais: plataformas que você pode compartilhar os seus conteúdos para que gerem tráfego ao blog;

4 - Blog: a essência de qualquer comunicação com o intuito de gerar conteúdo de valor.

Se você seguir esses passos, dia-a-dia, sem pressa pra alcançar seus resultados, você começa a se familiarizar com a fórmula da Vitória Digital: conhecer + gostar + confiar. Ou seja, o seu público precisa conhecer você, gostar de você e confiar em você antes de qualquer outra coisa. Quando você dominar esses 3 pilares, será muito difícil impedir o seu sucesso na internet.

Você provavelmente não esteja pronto, mas siga em frente e mãos à obra. As coisas só acontecem quando damos o primeiro passo.

Deixe um comentário