Profissionais de comunicação prevêem o potencial da IA em substituir certos empregos.

Uma pesquisa conduzida pela agência internacional MarketCross revela a percepção de profissionais da área de comunicação sobre os impactos da inteligência artificial (IA) no mercado. Dos entrevistados, 55% acreditam na capacidade da IA de substituir certas funções, especialmente nas áreas de criação de conteúdo, análise de tendências e design gráfico. Enquanto isso, os 45% restantes veem a IA como uma ferramenta para reconfigurar papéis através da automação. Esta pesquisa envolveu especialistas da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, EUA, México, Peru e Reino Unido.

Os resultados indicam que a principal contribuição da IA no setor de marketing e comunicação é a otimização do tempo em tarefas operacionais, promovendo maior eficiência e produtividade. Essa automatização libera mais tempo para foco estratégico e criatividade. Além disso, os profissionais veem valor na IA para desenvolver conteúdo personalizado em diversas plataformas com menos gastos, além de potencializar análises de dados.

Os usos da inteligência artificial no trabalho.

De todos os entrevistados, 80% já incorporaram a IA em suas rotinas. O ChatGPT é o recurso mais popular, sendo usado por 57% deles. Outras ferramentas, como Bard, Midjourney, Copy AI, Taplio, Adobe Firefly e Tome, também foram mencionadas. A eficácia da IA é destacada, principalmente na geração de ideias, testes A/B e desenvolvimento de conteúdo.

A MarketCross constatou que 53% dos profissionais já observaram aprimoramentos nas suas estratégias de marketing e comunicação devido à IA. A tecnologia facilita a concepção de ideias e a validação de suposições.

Adicionalmente, a IA ajuda a refinar campanhas direcionadas a públicos específicos, sugere designs e auxilia na criação de imagens. Outros benefícios incluem pesquisa, coleta e análise ágil de dados e uma melhor compreensão do uso adequado de outros idiomas.

Cristela Reyes, CEO da MarketCross, alerta que empresas e profissionais que ainda não exploraram a tecnologia podem estar se tornando obsoletos.

Quer se manter atualizado e receber os nossos conteúdos? Inscreva-se aqui!