Como o WhatsApp Business impacta no trabalho do RH?

Recentemente o Whatsapp lançou uma ferramenta extremamente interessante para pequenas e médias empresas, o WhatsApp Business. O objetivo do novo aplicativo é levar a facilidade de comunicação, já existente na ferramenta original, para o mundo corporativo.

A ferramenta dispõe de diversas novas funções. Essas funções variam desde mensagens pré-configuradas até a apresentação da empresa para o cliente e perfis empresariais verificados. Tudo organizado para otimizar a comunicação entre empresas e clientes e economizar uma das coisas mais valorizadas dentro das organizações, o tempo.

Como você já pode imaginar, mesmo sendo ainda bem recente, o uso do Whatsapp Business gera certos impactos no trabalho dos profissionais de RH. Por esse motivo vamos listar aqui alguns dos pontos mais impactados por esse novo recurso.

Comunicação direta e engajamento

engajamento dos colaboradores é um dos pontos de maior influência no departamento de RH de uma empresa e, além disso, também é o que está mais suscetível a sofrer variações. Não é atoa que a qualidade do ambiente de trabalho e das ferramentas disponíveis para a realização deste, influenciam, e muito, nessa questão.

De acordo com uma pesquisa divulgada na Exame “Hoje, 87% das PMEs que usam o WhatsApp acreditam que o app ajuda na comunicação com os clientes e 81% acreditam que ele auxilia no crescimento de seus negócios.” Isso significa, não só uma melhora significativa em um dos pontos importantes da realização do trabalho dos colaboradores, bem como também, uma facilidade a mais capaz de estimular o engajamento destes.

Como podemos imaginar, essa comunicação direta entre empresa e cliente é capaz de impactar positivamente o engajamento desses colaboradores e, como consequência, o departamento de RH responsável por estes.

Métricas

Os efeitos gerados pelo uso do Whatsapp Business não afetam diretamente o departamento de RH, mas sim, o trabalho dos colaboradores que têm contato com os clientes. No entanto, uma vez que o trabalho desses colaboradores é afetado, isso também gera certas consequências para o RH, que é o departamento responsável por esses profissionais.

Como já mencionamos aqui, através dessa ferramenta os colaboradores possuem um contato mais direto com os clientes. Isso significa que há uma mudança na comunicação da empresa com o exterior. Naturalmente, essa mudança pode gerar efeitos positivos ou negativos para a produtividade dos colaboradores, uma vez que estes estão, até então, adaptados à outras ferramentas de comunicação.

No entanto, o próprio aplicativo disponibiliza recursos de análises de números para aqueles que precisam acompanhar métricas. Essas métricas incluem o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Dessa forma o departamento de RH passa a ter uma nova fonte de dados sobre a produtividade dos colaboradores, o que pode auxiliar o setor em planejamentos futuros.

 

Conte-nos sobre Seu Projeto