Bloqueio da porta 25 por provedores de e-mails passa a vigorar

A partir desta terça (5) passa a vigorar o bloqueio da porta 25 pelos provedores de e-mail no Brasil. 


Se você usa programas como o Outlook, Windows Live ou Thunderbird, para não ficar impedido de mandar mensagens, a porta de envio deve ser trocada de 25 para 587. Usuários de webmail não serão impactados.

A recomendação é do Comite Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), pois grande parte dos e-mails falsos são enviados por esta porta e a nova configuração poderá reduzir sensivelmente o número de spams na caixa de entrada dos usuários.

"Com a implementação das recomendações, será mais difícil para que computadores zumbis sejam utilizados para o envio de spam, pois além de necessitar de um usuário e senha para utilizar o serviço de e-mail, ele ainda deverá burlar os possíveis controles antispam existentes no serviço mencionado", diz Nelson Novaes, gerente de segurança do UOL.

O Comitê espera reduzir o tráfego de spam em até 90%, segundo Henrique Faulhaber, Conselheiro do CGI e Coordenador da Comissão de trabalho Antispam no Brasil. Empresas como Telefônica, Oi e Net vão bloquear os dados transmitidos pela porta 25.

O Brasil é o campeão no envio de spam segundo uma lista divulgada pelo Composite Blocking List, grupo de combate às mensagens indesejadas —15% de todos os spams enviados no mundo vêm de IPs brasileiros. O país está na frente da Índia (9,7%), Rússia (9,6%) e Turquia (7,9%).

A medida não é nova, órgãos internacionais aconselham o bloqueio da porta 25 desde 1998, mas apenas em 2005, provedores e operadoras de todo o mundo começaram a adotá-la em massa.

Clique Aqui e saiba como alterar a porta do seu Outlook.

Fonte: UOL

Conte-nos sobre Seu Projeto